ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
HISTÓRIA & GEOGRAFIA
EJA
1. IDENTIFICAÇÃO
NOMES DOS CURSISTAS: Anatalia Povoas Santos & Rute Bastos Damasceno
|
NOME DA ESCOLA: Colégio Municipal Drº Astério Alves de Mendonça
|
LOCAL (CIDADE/ESTADO): Rio Bonito/RJ
|
SÉRIE: 3ª (4º ano) EJA
|
NÚMERO DE ALUNOS: 11
|
PROFESSORA ENVOLVIDA: 1
|
2. PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA/DEFINIÇÃO DO TEMA
Desmatamento e seus prejuízos & atividades econômicas
|
3. JUSTIFICATIVA:
Instigar os alunos, a partir da realidade local no qual estão inseridos, sobre as causas e consequências do desmatamento e sua relação com as atividades econômicas desenvolvidas interagindo-os à visão global.
|
4. OBJETIVO:
- Discutir as consequências do desmatamento e extinção de vegetais e animais;
- Classificar as atividades econômicas em setores: primário, secundário e terciário;
- Comparar a produção artesanal com a industrial.
|
5. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS/CONTEÚDOS:
- Português: leitura coletiva e individual, restrita e ampliada; interpretação e intertextualidade dos textos propostos; uso adequado do hífen nas palavras; uso correto da vírgula; identificação e nomeação dos animais e das árvores.
- História: descobrimento e descobridores do Brasil; revolução industrial.
- Geografia: comparação do espaço físico atual com o espaço físico pretérito; demonstração das paisagens;
- Artes: reconhecimento e pintura das paisagens de conservação da natureza.
|
6.RECURSOS A SEREM UTILIZADOS (TECNOLÓGICOS OU NÃO):
- Leptop;
- Aparelho de CD;
- CD; - Papel A4; - Tomate e extrato de tomate;
- Lápis de cor.
|
7. METODOLOGIA / PROCEDIMENTOS / CRONOGRAMA
- Tempo de duração: 2 dias com 3 horas de duração cada aula
- Aula dialógica e interativa
- Uso de vídeos, textos, música
- Correlação dos conceitos abstratos com os conceitos concretos
|
8. REGISTRO DO PROCESSO
PRIMEIRO DIA
1ª etapa:
Apresentação das professoras/estagiárias
Apresentação dos temas da aula
|
2ª etapa:
Amostra - via internet - das imagens de desmatamento por derrubadas e por queimadas e, natureza conservada. Sendo que para os alunos especiais foi-lhes distribuídos tais imagens impressas para identificação e pintura das áreas conservadas e nomeação dos animais;
O diálogo/aula instiga os alunos para falarem sobre o que sentem ao ver tais imagens.
|
3ª etapa:
Realiza-se a leitura coletiva do texto; interpreta-o para compreensão e identificação de palavras desconhecidas.
|
4ª etapa:
Assiste-se ao vídeo do you tube: S.O.S.! A TERRA PEDE SOCORRO!
|
5ª etapa:
Dialogicamente interage-se o tema com as imagens.
|
6ª etapa:
Os alunos respondem os exercícios propostos.
|
7ª etapa:
Corrige-se coletiva e individualmente os exercícios.
|
8ª etapa:
Finaliza-se a aula com a leitura de um poema .
|
SEGUNDO DIA:
1ª etapa:
(continuação da aula anterior)
Amostra – via internet - de imagens do espaço urbano e do espaço rural;
Instigação dos alunos sobre seus conhecimentos prévios a respeito dos espaços.
|
2ª etapa:
Amostra – via internet – de imagens de produção artesanal e de produção industrial;
Conversação com os alunos sobre as imagens.
|
3ª etapa:
Leitura coletiva do texto, compreensão e interpretação interativa com os temas propostos.
|
4ª etapa:
Explicação e representação concreta (lata de extrato de tomate) e do tomate com os conceitos da divisão dos setores econômicos.
|
5ª etapa:
Distribuição dos exercícios de fixação sobre os temas;
Correção coletiva e individual dos exercícios.
|
6ª etapa:
Finalização da aula com o som da música: ‘cidadão’ de Zé Ramalho.
|
9. DIVULGAÇÃO / SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO REALIZADO
- Facebook :
- Blog:
- Site:
- Poster em slides na sala de aula
|
10. AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
- Os alunos estabeleceram relações significativas entre os temas trabalhados nas aulas de forma muito dialógica com depoimentos sobre suas vivências no espaço geográfico que é construído social e historicamente e o papel que cada um tem nesse processo de ensino/aprendizagem;
- Correlacionaram os sistemas econômicos com os prejuízos que o desmatamento causa;
- Integração social construtiva e recíproca;
- Satisfação aos conhecimentos adquiridos.
|
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Livro/guia do cursista: Elaboração de Projetos de Maria Elisabette Brisola Brito Prado e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida.
|
12. WEBGRAFIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário