domingo, 4 de novembro de 2012

PROJETO/AULA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA


ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
HISTÓRIA & GEOGRAFIA
EJA

1. IDENTIFICAÇÃO
NOMES DOS CURSISTAS: Anatalia Povoas Santos & Rute Bastos Damasceno
NOME DA ESCOLA: Colégio Municipal Drº Astério Alves de Mendonça
LOCAL (CIDADE/ESTADO): Rio Bonito/RJ
SÉRIE: 3ª (4º ano) EJA
NÚMERO DE ALUNOS: 11
PROFESSORA ENVOLVIDA: 1


2. PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA/DEFINIÇÃO DO TEMA
Desmatamento e seus prejuízos & atividades econômicas


3. JUSTIFICATIVA:
Instigar os alunos, a partir da realidade local no qual estão inseridos, sobre as causas e consequências do desmatamento e sua relação com as atividades econômicas desenvolvidas interagindo-os à visão global.


4. OBJETIVO:
- Discutir as consequências do desmatamento e extinção de vegetais e animais;
- Classificar as atividades econômicas em setores: primário, secundário e terciário;
- Comparar a produção artesanal com a industrial.


5. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS/CONTEÚDOS:
- Português: leitura coletiva e individual, restrita e ampliada; interpretação e intertextualidade dos textos propostos; uso adequado do hífen nas palavras; uso correto da vírgula; identificação e nomeação dos animais e das árvores.

- História: descobrimento e descobridores do Brasil; revolução industrial.

- Geografia: comparação do espaço físico atual com o espaço físico pretérito; demonstração das paisagens;

- Artes: reconhecimento e pintura das paisagens de conservação da natureza.


6.RECURSOS A SEREM UTILIZADOS (TECNOLÓGICOS OU NÃO):
- Leptop;
- Aparelho de CD;
- CD;
- Papel A4;
- Tomate e extrato de tomate;
- Lápis de cor.


7. METODOLOGIA / PROCEDIMENTOS / CRONOGRAMA
- Tempo de duração: 2 dias com 3 horas de duração cada aula
- Aula dialógica e interativa
- Uso de vídeos, textos, música
- Correlação dos conceitos abstratos com os conceitos concretos



8. REGISTRO DO PROCESSO
PRIMEIRO DIA

1ª etapa:
Apresentação das professoras/estagiárias
Apresentação dos temas da aula
2ª etapa:
Amostra - via internet - das imagens de desmatamento por derrubadas e por queimadas e, natureza conservada. Sendo que para os alunos especiais foi-lhes distribuídos tais imagens impressas para identificação e pintura das áreas conservadas e nomeação dos animais;
O diálogo/aula instiga os alunos para falarem sobre o que sentem ao ver tais imagens.
3ª etapa:
Realiza-se a leitura coletiva do texto; interpreta-o para compreensão e identificação de palavras desconhecidas.
4ª etapa:
Assiste-se ao vídeo do you tube: S.O.S.! A TERRA PEDE SOCORRO!
5ª etapa:
Dialogicamente interage-se o tema com as imagens.
6ª etapa:
Os alunos respondem os exercícios propostos.
7ª etapa:
Corrige-se coletiva e individualmente os exercícios.
8ª etapa:
Finaliza-se a aula com a leitura de um poema .
SEGUNDO DIA:

1ª etapa:
(continuação da aula anterior)
Amostra – via internet - de imagens do espaço urbano e do espaço rural;
Instigação dos alunos sobre seus conhecimentos prévios a respeito dos espaços.
2ª etapa:
Amostra – via internet – de imagens de produção artesanal e de produção industrial;
Conversação com os alunos sobre as imagens.
3ª etapa:
Leitura coletiva do texto, compreensão e interpretação interativa com os temas propostos.
4ª etapa:
Explicação e representação concreta (lata de extrato de tomate) e do tomate com os conceitos da divisão dos setores econômicos.
5ª etapa:
Distribuição dos exercícios de fixação sobre os temas;
Correção coletiva e individual dos exercícios.
6ª etapa:
Finalização da aula com o som da música: ‘cidadão’ de Zé Ramalho.




9. DIVULGAÇÃO / SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO REALIZADO
- Facebook :

- Blog:
- Site:

- Poster em slides na sala de aula



10. AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
- Os alunos estabeleceram relações significativas entre os temas trabalhados nas aulas de forma muito dialógica com depoimentos sobre suas vivências no espaço geográfico que é construído social e historicamente e o papel que cada um tem nesse processo de ensino/aprendizagem;
- Correlacionaram os sistemas econômicos com os prejuízos que o desmatamento causa;
- Integração social construtiva e recíproca;
- Satisfação aos conhecimentos adquiridos.



11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • SANTOS, Ana Lúcia Cardoso dos; GRUMBACH. Gilda Maria – Didática para Licenciatura, módulos 4 e 5 – 3ª edição, vol. 2, 2007/2
  • Textos prontos para aplicação em sala de aula – 1° ciclo ensino fundamental – Parâmetros Curriculares Nacionais na prática – Síntese dos PCNs – Editora Didática Paulista.
- Livro/guia do cursista: Elaboração de Projetos de Maria Elisabette Brisola Brito Prado e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida.



12. WEBGRAFIA




Nenhum comentário:

Postar um comentário